quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Caso

É no papel velho que tracejo versos desgastados e repetidos, mantenho-me firme como uma estátua, impassível como um antigo guerreiro chinês, olhos focados no nada sem foco, mas a firmeza constante. Procuro no espelho as marcas de expressão que já atingem meu rosto, os sinais do tempo. Ele passou e nem percebi, carregou consigo tantos sorrisos e tantas palavras sábias, hoje restam-me apenas uma ou duas que guardo sabiamente para o momento correto. Bem sei ser um poço de defeitos, um arranjo em pedaços, colhido pelo tempo e por alguma amargura.
Life isn't easy, my friend. Uma vez me falaste em uma carta cuja compreensão só se faz por inteiro agora, mas também não prestei atenção e esta falha é minha, devia ater-me aos pontos mais importantes e deixar de lado as (des)importâncias, a verdade é que faço delas uma máxima existencial, bem me consomem, eu sei, mas desaprendi a lutar contra.
Aliás, durante os anos desaprendi a lutar contra tantas coisas, não devia criar esperanças de nada, mas me vejo circundado por elas e num repente me pego pensando "FUCK", e aí já era, tarde demais, "a próxima, por gentileza". Mas sou sempre astuto no que tange meus referenciais, ah sim, confesso que sou, despojo todas minhas íntimas batalhas e sigo andando, caminho pelas ruas com um sorriso inconfundível de perfeição e plena alegria, tenho, sim, tanta calma em meu olhar que chega a ser irritante, but still waters run deep, my friend e eu sempre procuro mais. O mundo é como uma droga que me consome e eu a ele, talvez aí paire a razão da existência. Não sei ao certo, mas eu sigo sempre caminhando.
Nesta cidade portuária, sempre me lembro do Pessoa, caminho próximo ao cais do porto, subo ruas, desço ruas, no fim não há nada, aliás, nunca houve coisa alguma, no entanto há sempre um motivo para caminhar. Atravesso ruas. Pessoas, as vejo constantemente, nunca olho para nenhuma delas, aliás, pouco me recordo da última vez em que factualmente olhei uma nos olhos, mas também não vem ao caso, enfim, tantas coisas não veem ao caso, nem mesmo este escrito vem ao caso. Mas eu sigo caminhando... sem lenço e sem documento. Eu vou, mas tudo não passa de uma piada velha.

Nenhum comentário: